RELATÓRIO DE MOBILIDADE DE 2023/24 - Período de Estudos na Universidade do Porto em Portugal

Este relatório tem por objetivo ser a atividade de Mobilidade realizado no ano de 2023-24, por Wallace Marquis Teixeira Moreira, aluno de graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso, aqui busco relatar com total clareza e detalhadamente como foi a experiência e pontos positivos e negativos deste período.
Em princípio gostaria de forcar as minhas palavras para falar sobre a SECRI (Secretaria de Relações internacionais) da UFMT que particularmente acredito que deixou a desejar no seu auxílio e orientação, as suas reuniões e orientações foram muito genéricas e pouco claras, não digo que não foi importante, mas aspetos principais e necessários que seriam mais úteis ficaram em segundo plano, sendo necessário que nós mesmo aqueles que nunca tiveram uma experiência internacional se virassem, eu obtive sorte por minha mãe já ter vivido mais de 10 anos em Portugal, ou seja, a experiência dela foi quem me orientou, claro dentro do possível, pois eu estava a ir para outra cidade e como estudante, o que é completamente diferente do que ela fez, então nesse quesito senti-me bem solitário no intercâmbio, o que me fez tomar controle da situação e não solicitar nenhum tipo de ajuda, mesmo nos momentos em que mais precisei, pois já estava ciente de que não a receberia, mas ainda bem no final posso afirmar que correu tudo bem, consegui-me virar e aprender com outros estudantes de outras UFs e Universidades particulares que estavam na cidade igualmente em período de intercâmbio, por isso, aqui vai a minha primeira recomendação, como o número de alunos que participam da seletiva é bem baixo, existe a possibilidade de fazer um acompanhamento mais junto e demonstrar mais interesse em ajudá-los.

    Seguindo, a Universidade do Porto realmente é muito linda e organizada, demorei um “tempinho” para me adaptar, até mesmo o fator da língua foi mais difícil do que achei que seria, muitas vezes era mais fácil me comunicar em inglês com os colegas portugueses do que em português devido à variação de algumas palavras e o sotaque nos dois primeiros meses deixaram-me completamente perdido nas aulas para entender o que exatamente os professores explicaram, mas com o tempo consegui acompanhar, no meu histórico eu solicitei disciplinas bem objetivas como já estava na minha carta de motivação SOCIOLOGIA DAS RELIGIÕES era a minha disciplina principal e maior objetivo, as outras escolhi como complementar, revisão ou por curiosidade, tal qual; HISTÓRIA DA GRÉCIA ANTIGA, SOCIOLOGIA GERAL I, CORRENTES ATUAIS DA SOCIOLOGIA I, PSICOLOGIA SOCIAL, ANÁLISE DE DADOS QUANTITATIVOS II, MÉTODOS DE INVESTIGAÇÃO EM ARQUEOLOGIA. Devido a conflito de horários tive que renunciar a duas disciplinas que foram Psicologia Social e Análise de dados Quantitativos II que ocorriam no mesmo horário que Sociologia Geral I e Correntes atuais da Sociologia, desta forma o meu histórico fechou com essas duas disciplinas por fora.


    Antes de falar diretamente sobre cada disciplina e cada professor, gostaria de falar sobre a experiência na Universidade em si, busquei participar e integrar-me ao máximo em tudo, uma das atividades que mais achei divertido em realizar foi de ministrar aulas sobre o meu país de Origem, no Brasil sempre brinquei com os meus amigos e familiares um aspeto peculiar sobre os meus documentos que é minha certidão de nascimento ser do Rio de Janeiro, minha antiga identidade e a atual carteira de Trabalho ser do Espírito Santo e o meu certificado de reservista ser do Mato Grosso, a qual foram os três locais no Brasil a qual eu resido e fiz questão de falar de cada um, como era uma aula de no máximo uma hora, eu não me poderia aprofundar muito precisava ser mais breve possível, mas foi uma troca maravilhosa, inclusive levei o famoso doce Brasileiro, o Brigadeiro, para que pudessem experimentar, as crianças amaram e ainda recebi um convite para tomar um café com os professores o que me deu ainda mais a sensação de realização e certeza de que haviam gostado da minha apresentação. Ainda falando sobre as possibilidade que a Uporto tem, eu queria muito me inscrever em alguma prática desportiva, mas como aqui em Portugal neste período de meio de ano até o final é chuvoso, preferi não arriscar, não gostaria de realizar tal compromisso e não conseguir cumpri-lo devido ao tempo ruim, mas decidi aproveitar outros aspetos da Universidade como a biblioteca e até mesmo os grupos de estudos que eu sempre aparecia para ouvir as falas sempre que possível, foi realmente incrível cada momento.

    Para entrar nas matérias foi falar separadamente de cada uma, a começar pela matéria que me fez querer vir para o intercâmbio SOCIOLOGIA DAS RELIGIÕES ministrada por uma professora que de fato é uma professora formidável, sua didática, maneira como se conecta com os alunos, nos faz querer buscar cada vez mais, a sua abordagem das perspetivas e estudos é simplesmente genial, a disciplina-me encantou em todos os detalhes, fiz questão de está presente em cada aula, É realmente prazeroso ouvir os estudos da Sociologia da Religião e cada aula aprendíamos algo novo em relação algumas das principais religiões do mundo, a disciplina em sí já era meu interesse particular, mas não posso tirar o mérito da professora em torná-la ainda mais formidável do que, ao menos, a meu ver, já é, realmente esta disciplina que me fez querer vir para Portugal retorno ao Brasil realizado com ela, atendendo todas os meus objetivos e até mesmo superando-os. Outra disciplina que escolhi sem pretensão nenhuma, mas também me surpreendeu foi CORRENTES ATUAIS DA SOCIOLOGIA I, esta, a meu ver seria uma disciplina de revisão e até mesmo de introdução para eu conhecer o campo da Sociologia em Portugal, pois devo admitir que muitos dos meus professores do Brasil me informaram que infelizmente Portugal não é o melhor lugar para estudar Sociologia, que o campo não é tão aprofundado ou desenvolvido quanto no Brasil, mas ao menos essa disciplina mostrou-me que não é bem assim, a disciplina foi formidável e gostaria de destacar um ponto que também falo sobre Sociologia das Religiões, ambos os professores passaram um trabalho de campo incrível, enquanto a professora de Sociologia das Religiões solicitou que fosse feito um acompanhamento a um templo religioso e produzido uma ficha de observações, o professor de Correntes Atuais da Sociologia I solicitou que escolhêssemos uma das teorias críticas que iríamos trabalhar em sala e trouxéssemos um vídeo, foto, música, … que tivesse relação e comentássemos sobre, isso realmente foi um ato genial, simples, mas que nos força a olhar para nossa volta e pensar como tal crítica se aplica, onde ela transparece na nossa modernidade e será que somos tão imunes assim pelo fato de comentarmos e observarmos ela ou fazemos parte dela?... Eu poderia passar horas aqui falando sobre como essa disciplina foi simplesmente incrível para mim, mas gostaria que esse relatório seja o mais sucinto e direto possível, talvez num futuro breve eu disponibilize os trabalhos para vocês poderem ver, mas até lá, pelo menos não vou deixá-los curioso em relação a qual foi minha escolha para o Trabalho de Correntes, eu selecionei o desfile da AVAVAV (https://www.youtube.com/watch?v=o-PhlHzBuCs ) que tem uma crítica forte a produção em massa e o problema em relação a isso e o processo de criação.

    E chegamos a SOCIOLOGIA GERAL I, essa disciplina particularmente me decepcionou, não pela matéria ser ruim, mas senti como se as professoras (aqui foram duas professoras responsáveis pela disciplina) que eram as responsáveis por ministrar esta aula, não estivessem muito a fim de dar a aula, falta de ânimo, explicações vazias e pouco aberto a diálogos em sala, não que elas impediam intervenções dos alunos, mas como demonstravam sempre estarem cansadas ou estressadas isso deixava-nos um pouco aflitos para levantar questionamentos, ao menos foi como eu me senti, mas nem tudo foi negativo, apesar desses pontos o conteúdo foi passado e compreendido, os Slides que deixavam a disposição no Portal eram mais do que o suficiente para sanar quaisquer dúvidas que poderia existir, por isso, apesar da falta aparente de interesse pela aula por parte das próprias professoras, o objetivo em passar o conteúdo e deixá-lo o mais claro possível foi, sim, alcançado e devo agradecer pelo conhecimento adquirido.

    Por fim chego as duas disciplinas a qual sou mais distante que são HISTÓRIA DA GRÉCIA ANTIGA e MÉTODOS DE INVESTIGAÇÃO EM ARQUEOLOGIA que foram as disciplinas que escolhi para colocar no lugar de PSICOLOGIA SOCIAL e ANÁLISE DE DADOS QUANTITATIVOS II para seguir com a mesma carga horária, vou começar com História da Grécia Antiga que apesar da minha entrada atrasada, algo que estava fora do meu poder, inclusive quero falar sobre isso; quando solicitei a alteração das minhas matérias, foi logo no segundo dia que cheguei, pois quando consultei os horários percebi o conflito de horas das disciplinas já citadas, porém a Uporto levou quase três semanas para realizar a troca e só a realizou, pois os notifiquei mais uma vez por E-mail, já havia passado o prazo e eles não me haviam dado nenhuma informação, positiva ou negativa, ou seja, não tinham aceito e nem recusado a minha solicitação ficou em aberto, e somente depois de alguns E-mails e como o prazo já havia passado decidiram aceitar a alteração, mesmo a professora de MÉTODOS DE INVESTIGAÇÃO EM ARQUEOLOGIA me recusando na disciplina, mas, mais para frente eu falo mais a fundo sobre isso.

    Voltado a HISTÓRIA DA GRÉCIA ANTIGA, essa disciplina brilhou meus olhos como um fã de histórias e mitos gregos desde a minha infância no ensino fundamental e Médio, inclusive minha segunda opção de graduação era História pensando exatamente na possibilidade de estudar a civilização grega, a disciplina foi formidável, a explicação do professor impecável, o livro a qual ele escolheu trabalhar conosco foi perfeito (POLIS; ANTOLOGIA DE TEXTOS GREGOS), tal qual eu fiz questão de comprar para levar comigo para o Brasil tanto para revisão, quanto como recordação desta aula, o professor foi extremamente afetuoso em me receber em sua aula, todo início de aula a qual ele dirigia perguntas aos alunos fazia questão de ter certeza que todos estivessem inclusos em suas aulas, seja nas leituras, nas explicações, nos debates e até mesmo ao final da aula quando questionava se estava conseguindo entender o conteúdo, eu tenho alguns problemas que particularmente me complica em toda e qualquer prova, isso desde o Brasil, meus professores do meu Curso já ficam cientes que eu nunca vou bem em provas porque disso, mas em compensação eu me dedico muito em trabalhos, uso meu conhecimento em Design, Edição de vídeo e imagem para criar apresentações bem divertidas e diferentes sempre que possível, mas infelizmente essa disciplina não tive essa sorte de ter trabalho, apenas prova, tendo que fazer uma prova final, o que me resultou em uma nota média, aprovado, mas em hipótese nenhuma isso é culpa do professor, a explicação dele é genial e como ele busca incluir os alunos em sua aula é única, para um aluno regular isso pode parecer pouco, mas para mim um aluno de Intercambio que está vivendo longe de casa é algo especial e valioso a se destacar.

    E por fim chegamos em MÉTODOS DE INVESTIGAÇÃO EM ARQUEOLOGIA, o que seria um sonho de disciplina, pois escolhi essa disciplina como uma forma de agradar minha criança interior que cresceu assistindo LARA CROFT e devido a filmes de ação escolheu fazer curso de Arqueologia, mas como não era possível devido não ter tal curso no Estado, escolhi Ciências Sociais que possuia Antropologia que tinha certas afinidades com Arqueologia, mas devo dizer que foi um pesadelo, muitas vezes me negava a entrar na sala e ficava parado na porta pensando se valia eu entrar, a começar, pois a professora me recusou na disciplina, mas não simplesmente me recusou, eu visitei a sala antes de me matricular e enviei um E-mail informando que tinha vontade de fazer a disciplina e aí veio o primeiro NÃO, devido à disciplina já está em andamento, porém como havia falado antes, a própria Universidade decidiu acatar meu pedido devido ao prazo ter passado e eles não terem me dado uma resposta, então passei a frequentar a aula, em meu primeiro dia de aula, ao final da aula fui falar com a professora e a primeira frase que ela falou para mim foi “Eu já te recusei nessa disciplina...” e riu, eu tentei explicar que tinha muita vontade de fazer e a segunda frase que veio foi “Não sei porque, já que você não vai ser Arqueólogo...”, entendo que o contexto da frase foi em relação ao meu curso não ser o de arqueologia, mas devo admitir que isso bateu de forma bem pessoal, mas segui tentando explicar e mais uma vez venho outra afirmação “Essa é uma matéria complicada, não sei se você vai conseguir acompanhar”, sigo tentando dialogar, mas percebo que a cada frase minha, eu seria menosprezado de alguma forma e também eu já estava matriculado na disciplina independente do que ela dissesse não faria diferença, naquele dia voltei muito triste para casa, como tenho uma vida digital ativa por trabalhar com isso a mais de cinco anos, decidi desabafar nos meus Stories sobre o ocorrido. Esses Stories foram feitos no mês de outubro, logo após o meu primeiro dia de aula oficialmente matriculado na disciplina, a partir dai foi só ladeira abaixo, a professora me ignorava, principalmente no E-mail, pouco se dirigia a palavra a mim, na minha cabeça eu me esforcei muito para não pensar que poderia ser um ato de Xenofobia ou de Racismo, mas tudo apontava para isso, minha mãe e alguns amigos já haviam me avisado que isso poderia acontecer, mas eu esperava isso de alunos ou pessoas na rua, não de uma professora ainda mais de Arqueologia, a gota dá’guá para mim, neste período eu já havia falado com amigos próximos que eu não iria passar nessa disciplina, não pelo meu desempenho, mas pelo fato da professora não ir com a minha cara, o motivo eu realmente não sei, mas isso era óbvio e a cada aula isso se confirmava, a minha suspeita se confirmou quando fui apresentar meu trabalho, meu trabalho na área de publicidade é conhecer o público e isso inclui observar, eu ao menos já estou acostumado a perceber as coisas simplesmente pelas expressões, durante minha apresentação a professora fazia algumas “caretas”, revirava os olhos e parecia está mais interessada na cor da parede do que no que eu falava, minha apresentação foi Online e teve um momento que provavelmente ela esqueceu o microfone ligado e bufou durante minha apresentação, como eu estava focado no que eu estava falando, achei que ela havia falado algo e interrompi a apresentação, ela disse que eu poderia seguir, logo em seguida, a colega que iria apresentar comigo, mas estava com dificuldade de entrar na reunião conseguiu entrar e começou a falar, ela é Portuguesa e notei que as expressões da professora havia mudado, sua atenção estava mais clara e já parecia estar um pouco mais atenta para o que ela falava, o que para mim foi extremamente forte e me magoou profundamente, mas eu entendi, ao final a colega voltou a palavra a mim, mas eu tinha percebido que não importava o que eu falasse ela não iria ouvir ou dar atenção, decidi então encerrar e aceitar que ela iria me dar a pior nota possível e talvez até me reprovar, o que de fato aconteceu, mas do fundo do meu coração estou ciente que este resultado não condiz com meu desempenho e sim com quem sou e fiquei ainda mais assustado ao ver o relatório final da disciplina dela que de 37 alunos, 26 estavam reprovados e muitos nem se deram o trabalho de fazer as atividades, ali percebi que talvez eu não seja o único que se sentiu desta forma, pois eu também ministro aulas no Brasil para estudantes do Ensino Médio e meu maior Orgulho é vê-los tirando notas positivas no vestibular isso para mim é algo que brilha meus olhos e aquece meu coração ao perceber que fiz a diferença na vida de alguém, no entanto, existem pessoas que a perspectiva é outra, e que tem prazer e gosta de ser ruim, mau só pelo prazer e na Uporto um fator diferente é que a Presença na maioria das aulas não é obrigatória, ou seja, o professor pode ou não exigir a presença, desta forma você consegue medir a qualidade do ensino do professor pelo volume de pessoas em sala, claro que isso não é uma regra, mas pelo número de pessoas que simplesmente optaram por não fazer os trabalhos e desistiram da matéria percebo que outros também notaram o quanto a experiência com esta professora foi desagradável e me surpreende tal profissional permanecer em sala, minhas referências são do Brasil, no curso de Ciências Sociais também tivemos uma professora assim, ela foi afastada das salas pela qualidade de ensino do curso, sendo mantida fora da sala por 3 semestres e quando retornou ainda sofreu um abaixo assinado dos alunos que a forçou mudar seu método de ensino ou responderia por isso, aqui em Portugal isto não acontece, ao menos não presenciei tal acontecimento, mas com certeza se ela fosse professora em alguma UF do Brasil responderia ação administrativa ou pela péssima qualidade da aula, ou por desrespeito aos alunos já que a cada três frases, duas são para dizer que os alunos não são capazes e a outra era para lembrar as duas anteriores.

    Não posso concluir sem falar da troca cultural que foi conseguir viajar pela Europa nas férias e realizar um sonho de conhecer a França e Londres, apesar de minha mãe ter morado anos aqui na Europa, nunca tive tal oportunidade e este período não só foi formidável para praticar e consolidar meu inglês, serviu também para conhecer pessoas e lugares que originalmente só me era possível ver por meio de fotos na internet, o que tornou essa experiência inesquecível e espero muito pode voltar a eles, claro que a experiência cultural vai além dessas duas cidades, tive o prazer de comer chocolate na Bélgica, uma Pizza na Itália, conhecer locais históricos como o Coliseu, Torre de Pisa, a estatua de Netuno na Espanha, Museu do Louvre, Big Ben, livraria de Harry Potter em Londres e até mesmo assistir Wonka um filme que se passa em Londres, estando em Londres, realmente experiência simples como ir no Cinema tornaram-se mágica, uma pela diferença de estrutura, os Cinemas regulares em Londres devo admitir que são bem mais confortáveis que os mesmos Cinemas regulares em Portugal e no Brasil, mas também ver a explosão e diversidade dentro de cada País, como transitar pela Europa é extremamente barato, curiosamente é mais barato você viajar de um país para outro dentro da Europa, do que viajar de um Estado por outro e dependendo, de uma Cidade para Outra no Brasil, o que nos força aproveitar essa oportunidade e cada país você encontra pessoas de muitos outros lugares o que faz com que não importa o seu destino, além da cultura do local onde você está, você também tem o benefício de conhecer a cultura das pessoas que ali estão visitando tal qual você está fazendo, é algo realmente difícil de descrever, a melhor palavra que consigo usar para explicar é “mágico”.

    
Em conclusão, este período de intercâmbio foi realmente formidável, com seus pontos positivos e negativos, mas tenho muito aprendizado e conhecimento que lavarei comigo para o Brasil, experiências que fiz questão de registrar e guardar, um dia em especial que coloco em meu relatório foi no meu aniversário no dia 14 de Novembro de 2023, alguns amigos me levaram para comer em um restaurante japonês rodízio, foi a primeira vez oficialmente que saí de casa para andar pela cidade e não simplesmente para ir para faculdade ou fazer trabalho, fiquei encantado observando as pessoas e quando voltamos para a residência fizeram um bolo de aniversário surpresa que me deixou com água nos olhos, realmente foi um momento especial, perceber quantos amigos e pessoas incríveis eu conheci e claro não posso finalizar sem agradecer aos Professores de Sociologia das religiões, Correntes Atuais da Sociologia e História da Grécia Antiga (por não ter autorização, retirei os nomes) pelas aulas incríveis e por fazer questão de incluir a todos em suas aulas, esse esforço por inclusão pode parecer que não faz tanta diferença, mas faz, saibam que um de seus alunos retorna ao Brasil com uma admiração grandiosa e caso viagem para o Brasil, passem pelo Estado de Mato Grosso, tenho certeza que meus colegas do ICHS ficariam maravilhados em ter a oportunidade de assistir uma aula com vocês.



Comentários