O que é Endomarketing, de quem é a responsabilidade e quando devo usar?
Enfim, se tudo que eu falei acima não se aplica à sua empresa, você pode seguir para o próximo passo que é analisar a necessidade e esta etapa ao meu ver é a mais fácil de se analisar, primeiro você deve fazer uma análise da sua liderança, pois ninguém merece um chefe “tóxico” que grita o dia inteiro, briga sem motivo e só destrói a nossa saúde mental, para isso é muito interessante aplicação de formulários de avaliação, mas quem deve avaliar são os seus liderados, pois eles quem têm algo a dizer, são eles quem “lhe aturam” todos os dias, por isso, essa avaliação deve vir deles. Se neste ponto não houver nenhum problema a sua próxima análise deve ir para outra área que é a motivação, a mesmice do dia a dia tende a nos desgastar, é normal, por isso, analisar a motivação da sua equipe é um ponto primordial, exemplos de uma equipe desmotivada não estão necessariamente no atendimento, mas por exemplo, quando você realiza uma ação diferente dentro da equipe; aniversário, confraternização, palestras, etc... a maioria se mobiliza para participar ou só uma parte e esta maioria participa por livre e espontânea vontade ou porque é obrigatório, a motivação e animação em participar das coisas da empresa está muito atrelada à “cultura da empresa”, então, isto é muito importante, pois um colaborador desanimado e desmotivado fará apenas o mínimo, pois este não é bem remunerado, não tem incentivo interno, não tem benefícios e com isso você sempre terá os mesmos problemas e se a sua solução rotineira é trocar a equipe, aquela famosa frase que todo trabalhador já ouviu uma vez na vida “se você não quer, tem quem queira, a fila de desemprego está grande”, Bom, agora sinto informar que o mercado está sentindo o peso disso, os trabalhadores mais qualificados, principalmente da nova geração, estão indo para empresas que mais os valorizem, enquanto outras estão sofrendo com a falta de mão de obra e correndo risco de fechar as portas. Então, após toda essa análise, você começará a ter ações mais efetivas, pois como dito anteriormente no texto, não adianta comprar ovos de Páscoa para seus funcionários e remunerar mal, você apenas estará desperdiçando seu dinheiro e virando piada interna dentro da sua equipe e até possivelmente com vários colaboradores “imprimindo currículos na impressora da empresa”, e pode ter certeza de como isso é triste e negativo para empresa ter essa fama. E lembre-se, se você não tem o hábito de conversar com seus colaboradores, não pense que eles não fazem isso entre si. E você já conhece a história “uma maçã podre...”, não adianta contratar um colaborador novo com dez desmotivados na equipe, aprenda a trabalhar com os seus e não substituí-los.
Um belo exemplo bem humorado de como é na realidade;
https://encurtador.com.br/ekxEQ
E finalmente vamos para pergunta de um milhão de reais, De quem é a responsabilidade? Aqui eu vou usar de exemplo a ação do formulário de avaliação de liderança e a partir dessa ação vou te fazer três perguntas: primeiro, quem tem controle da quantidade de funcionários e saberia quantos formulários são o ideal? Segundo, quem tem preparo e qualificação para elaborar uma ação efetiva e fazer parcerias possíveis de bonificação? Terceiro, quem conhece a estruturação de campanha e ações que podem planejar o próximo passo com base nas respostas? Bom, com base nessas três perguntas, eu acredito que na primeira você respondeu RH, na segunda você pensou no setor de Compras e no Marketing, e na última você provavelmente relacionou ao setor de marketing, estou certo? Se sim, você acertou e se ainda está confuso, agora eu vou te dar a resposta. O Endomarketing deve ser uma ação conjunta entre o RH e o Setor de Marketing, ele não vai ser efetivo se realizado por apenas um dos setores e ainda posso acrescentar, dependendo da ação que for aplicada, você envolverá outros setores como Compras, Vendas, Financeiro etc..., mas a princípio esta ação deve ser colaborativa entre o MKT e o RH, somente assim você terá resultados realmente satisfatórios.
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