O que é Endomarketing, de quem é a responsabilidade e quando devo usar?

Quando falamos de endomarketing, a primeira pergunta que surge entre os profissionais da área é, “De quem é essa responsabilidade?”, chega a ser irônico pensar que uma função voltada para melhoria do ambiente de trabalho é justamente aquela que ninguém quer assumir. Neste sentido, antes vamos primeiro definir o que é; O Endomarketing é um conjunto de ações (muito importante o foco na palavra CONJUNTO, pois não é efetivo se feito por atos isolados) voltadas para melhoria do ambiente interno de trabalho, ou seja, são ações que visam o fortalecimento da equipe, o bem-estar dos funcionários (eu, por uma questão pessoal, abomino a palavra COLABORADOR nesse contexto, mas em outro texto falo sobre) e políticas de fortalecimento da cultura da empresa e também aplicação de benefícios à equipe, outro termo que pode definir o Endomarketing é “Marketing interno” .

Com esta definição acredito que já fica mais fácil responder às outras duas perguntas que norteiam esse texto, mas ainda assim vamos por partes, quando devo usar? Antes de pensar se deve ou não realizar uma ação de Endomarketing é importante realizar algumas análises internas de sua empresa, primeiro pode parecer chato o que vou falar aqui, pois muitos empresários não gostam de ouvir a verdade, mas não adianta dar chocolate na Páscoa e remunerar mal seus funcionários todo mês, segundo vale alimentação e vale transporte já não são mais vistos como benefícios pela nova geração, hoje você não compete apenas em produto, mas também em mão de obra e lembre-se a internet oferece uma gama de oportunidades para esta geração, oportunidades estas que permitem que trabalhem de casa, no conforto do lar, muitas empresas se adaptaram a isso, ou seja, não espere que um trabalhador saia de sua casa para ficar duas horas em um ônibus lotado para ir trabalhar oito horas por dia para você, simplesmente por um “salário mínimo”, VT, VA e ou VR. Com isso, não estou dizendo que obrigatoriamente deve-se pagar mais que um salário mínimo o que de fato seria o ideal, mas caso seja de uma pequena empresa, trazer alguns benefícios além dos clássicos já pode ser algo diferencial e atrativo: parcerias com empresas para descontos a seus funcionários como academia, aux. Creche para mães etc..., eu poderia citar vários exemplos possíveis, mas este não é o foco principal, pois se você der um Google ou até mesmo fizer uso de uma inteligência artificial terá muitas ideias ou se preferir algo mais pessoal, contratar um profissional para fazer esta análise para você é o mais recomendado.

Enfim, se tudo que eu falei acima não se aplica à sua empresa, você pode seguir para o próximo passo que é analisar a necessidade e esta etapa ao meu ver é a mais fácil de se analisar, primeiro você deve fazer uma análise da sua liderança, pois ninguém merece um chefe “tóxico” que grita o dia inteiro, briga sem motivo e só destrói a nossa saúde mental, para isso é muito interessante aplicação de formulários de avaliação, mas quem deve avaliar são os seus liderados, pois eles quem têm algo a dizer, são eles quem “lhe aturam” todos os dias, por isso, essa avaliação deve vir deles. Se neste ponto não houver nenhum problema a sua próxima análise deve ir para outra área que é a motivação, a mesmice do dia a dia tende a nos desgastar, é normal, por isso, analisar a motivação da sua equipe é um ponto primordial, exemplos de uma equipe desmotivada não estão necessariamente no atendimento, mas por exemplo, quando você realiza uma ação diferente dentro da equipe; aniversário, confraternização, palestras, etc... a maioria se mobiliza para participar ou só uma parte e esta maioria participa por livre e espontânea vontade ou porque é obrigatório, a motivação e animação em participar das coisas da empresa está muito atrelada à “cultura da empresa”, então, isto é muito importante, pois um colaborador desanimado e desmotivado fará apenas o mínimo, pois este não é bem remunerado, não tem incentivo interno, não tem benefícios e com isso você sempre terá os mesmos problemas e se a sua solução rotineira é trocar a equipe, aquela famosa frase que todo trabalhador já ouviu uma vez na vida “se você não quer, tem quem queira, a fila de desemprego está grande”, Bom, agora sinto informar que o mercado está sentindo o peso disso, os trabalhadores mais qualificados, principalmente da nova geração, estão indo para empresas que mais os valorizem, enquanto outras estão sofrendo com a falta de mão de obra e correndo risco de fechar as portas. Então, após toda essa análise, você começará a ter ações mais efetivas, pois como dito anteriormente no texto, não adianta comprar ovos de Páscoa para seus funcionários e remunerar mal, você apenas estará desperdiçando seu dinheiro e virando piada interna dentro da sua equipe e até possivelmente com vários colaboradores “imprimindo currículos na impressora da empresa”, e pode ter certeza de como isso é triste e negativo para empresa ter essa fama. E lembre-se, se você não tem o hábito de conversar com seus colaboradores, não pense que eles não fazem isso entre si. E você já conhece a história “uma maçã podre...”, não adianta contratar um colaborador novo com dez desmotivados na equipe, aprenda a trabalhar com os seus e não substituí-los.

Um belo exemplo bem humorado de como é na realidade;

https://encurtador.com.br/ekxEQ 

E finalmente vamos para pergunta de um milhão de reais, De quem é a responsabilidade? Aqui eu vou usar de exemplo a ação do formulário de avaliação de liderança e a partir dessa ação vou te fazer três perguntas: primeiro, quem tem controle da quantidade de funcionários e saberia quantos formulários são o ideal? Segundo, quem tem preparo e qualificação para elaborar uma ação efetiva e fazer parcerias possíveis de bonificação? Terceiro, quem conhece a estruturação de campanha e ações que podem planejar o próximo passo com base nas respostas? Bom, com base nessas três perguntas, eu acredito que na primeira você respondeu RH, na segunda você pensou no setor de Compras e no Marketing, e na última você provavelmente relacionou ao setor de marketing, estou certo? Se sim, você acertou e se ainda está confuso, agora eu vou te dar a resposta. O Endomarketing deve ser uma ação conjunta entre o RH e o Setor de Marketing, ele não vai ser efetivo se realizado por apenas um dos setores e ainda posso acrescentar, dependendo da ação que for aplicada, você envolverá outros setores como Compras, Vendas, Financeiro etc..., mas a princípio esta ação deve ser colaborativa entre o MKT e o RH, somente assim você terá resultados realmente satisfatórios.

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